quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Câmara realiza primeiro Seminário do Paradesporto

A Câmara de Vereadores realizou na tarde desta segunda-feira, 22/09,  o primeiro Seminário Municipal do Paradesporto.
O evento marcou o Dia do Paradesporto, data criada neste ano pela Lei nº3489/2014, de autoria do vereador Evandro Soares. O Seminário foi realizado no Quiosque da Cultura, na praça Leonel Brizola, com a palestra do desportista Luiz Portinho, presidente do RS Paradesporto, por uma iniciativa da Câmara de Vereadores, com apoio da Prefeitura Municipal de Gravataí.
O presidente da Câmara, Evandro Soares, falou sobre o Dia do Paradesporto em Gravataí, “Temos trabalhado na Câmara de Vereadores para fazer leis em prol das pessoas com deficiências. Esta lei é o primeiro passo para trazermos para a cidade atividades paraesportivas”, declarou o presidente.
A assessora da APPPD, Patrícia Lisboa, falou dos esforços da Administração Municipal para trazer para a cidade um Centro de Iniciação Esportiva (CIE), que terá esportes paraolímpicos.
O palestrante Luiz Portinho é presidente da ONG RS Paradesporto, que foi fundada em primeiro de julho de 2005, em Porto Alegre, e hoje é a maior entidade paradesportiva do Rio Grande do Sul.
O RS Paradesporto foi criado com a finalidade de fomentar e desenvolver a prática de atividades esportivas para pessoas com deficiência. Portinho ficou paralitico aos 10 anos de idade, devido a um acidente automobilístico, hoje com 41 anos, usa a cadeira de rodas há 31 anos.
Portinho abordou o tema ‘Mudando paradigmas e mudando a realidade’. O palestrante começou a sua fala dizendo da importância das pessoas com deficiências de saírem para as ruas.
“Não adianta ficarmos dentro de casa, temos que ir às ruas, vencer as barreiras arquitetônicas, chamar a atenção para as nossas dificuldades de locomoção”, incentivou Portinho.
Segundo ele, o Brasil tem leis que contemplam a acessibilidade em cinco mil cidades brasileiras, mas em poucas estas leis são postas em prática.
“Nossa luta por acessibilidade é diária. Ir à padaria, ao supermercado, ao médico, a um shopping, temos que ir sozinhos, desta forma vamos ocupando os espaços e chamando a atenção para as dificuldades que encontramos no caminho”, sentenciou o palestrante.
O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundarc e da Secretaria Municipal de Governança Comunitária (SGCOM), contou com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Soares (DEM), do Vice-presidente da Câmara, Clebes Mendes (PMDB), da Assessora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal, Patrícia Lisboa, da Assessora para Políticas Públicas para o Negro, Pâmela Silva, da Assessora de Políticas Públicas para o Idoso, Saionara Silva, da Diretora da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Cristina Fonseca, do presidente da ONDEF, Afrânio Henrique Galdino, e da Presidente da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos (ADVA), Andréa Linck.






Nenhum comentário:

Postar um comentário